Ingredientes

Porque cada ingrediente ter propriedades únicas e benéficas para cada tipo de pele, apresento um resumo das suas características e benefícios.

No entanto, chamo à atenção de que se tem algum problema de alergia a qualquer destes ingredientes NÃO deve escolher o produto que tinha pensado em adquirir.

  • O AZEITE

Usado desde a Antiguidade em toda a zona do Mediterrâneo, onde o azeite é abundante e de excelente qualidade, onde era conhecido pelo nome de Sabão de Marselha ou por Sabão de Castela. Rico em Vitaminas A, D, E e K, Ácidos Gordos Essenciais, tais como o Ácido Linoleico, é também rico em Anti-Oxidantes tais como o “Tocoferóis” e “Polifenóis”. O Azeite faz um sabão equilibrado que evita a perda da humidade natural da pele, suaviza e atrai a humidade externa para a sua pele, ajudando a manter-la macia, suave e aparência mais jovem.

  • AVEIA e LEITE DE AVEIA

Mais conhecida como alimento, a Aveia é também uma importante planta medicinal. Fonte de Vitamina B e E, têm como características a acção emoliente e calmante que alivia a comichão e nutre a pele. Para uma pele reestruturada, nutrida e hidratada.

  • CAMOMILA

A Camomila é uma erva anual que cresce espontaneamente na Europa e em algumas regiões da Asia. Na Antiguidade, já os Egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que qualquer erva, pelas suas propriedades curativas. A camomila floresce, distinguindo-se desde a antiguidade pelo seu aroma peculiar. A Camomila é um excelente Anti-Inflamatório e Anti-Alérgico, Antioxidante, Cicatrizante, Calmante, Clarear as manchas, Dermo-purificador, Anti-Histamínico e Suavizador de Olheiras e Inchaço dos olhos. Pelas suas propriedades, o sabonete de Camomila é indicado para peles sensíveis e / ou irritadas.

  • ALFAZEMA

Conhecida desde a Antiguidade, a Alfazema tem como principais características ser Anti-Séptica,(alivia pequenas infecções cutâneas) Anti-Bacteriana , Antiespasmódico, Relaxante, Calmante, Analgésico (picadas de insectos), promove também a regeneração celular e estimula a tonicidade da pele.
Mas a alfazema é também conhecida pelos seus efeitos calmantes e sedativos. Em 2001, cientistas japoneses comprovaram o conhecimento antigo de que o aroma da alfazema diminui os níveis de stress… de stress mental, acabando por indicar a alfazema no tratamento de depressão, ansiedade e dor de cabeça provocada por excesso de tensão.

  • CALÊNDULA

Também conhecida como Maravilha, esta flor é mesmo uma maravilha em termos de efeitos benéficos para a nossa pele. Sendo mais conhecida sob a forma de unguentos para acalmar e cicatrizar pele dorida ou irritada, ela é anti-séptica, anti-inflamatória e cicatrizante, indicada no tratamento de eczemas e herpes. Das suas flores faz-se também uma infusão que, se utiliza como loção calmante em erupções cutâneas, cortes ou escoriações. Pelas suas propriedades o sabonete de Calêndula é especialmente aconselhado para peles sensíveis.

  • LEITE DE CABRA

O poder hidratante do Leite de Cabra no combate ao envelhecimento da pele é conhecido desde a Antiguidade, ao ser usado nos banhos de imersão pela conhecida Rainha do Egipto, Cleópatra. “*Retarda o envelhecimento e nutre a pele, deixando-a mais lisa, fina e elástica. O leite de cabra, por exemplo, tem um pH semelhante ao da pele humana, o que o torna um poderoso hidratante, com propriedades rejuvenescedoras. Ele é rico em ácido caprílico, que também pode ajudar a clarear e a suavizar a pele. O Leite de Cabra consegue penetrar mais profundamente na pele porque seus nutrientes têm dimensões menores que os presentes no leite bovino. Além disso, é rico em vitamina A, B1, B12 e C. Retarda o envelhecimento e nutre a pele, deixando-a mais lisa, fina e elástica” Actualmente os sabonetes à base de Leite de Cabra, por ter um pH semelhante à pele humana, rico em proteínas e vitaminas A, B1, B12  C, têm conquistado espaço no mercado, uma vez que, se comprovaram os seus benefícios na força e elasticidade que conferem à pele assim como no fortalecimento e recuperação da saúde dos cabelos.

  • O MEL

O uso do mel em prol da beleza já é antigo… Segundo a lenda a Rainha Cleópatra do Egipto, usava uma mistura de lápis lápis-lazúli, malaquita, ocre e mel para pintar as pálpebras. Ainda segundo os escritos Antigos, os egípcios também faziam uma mistura de incenso, mirra e casca de canela para perfumar as roupas e deixar o hálito fresco. Do antigo Egipto e Roma até os dias de hoje, o mel mantém-se entre os ingredientes preferidos da indústria cosmética. E não é para menos. Rico em vitaminas A, D, E e C, o mel é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza. Como são antioxidantes, estas vitaminas previnem o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, rugas e flacidez e isso sem falar nas suas propriedades hidratantes. Todas essas qualidades, somadas à importante capacidade de auxiliar na regeneração dos tecidos, acabam fazendo com o mel seja um ingrediente comum em produtos cosméticos. De cremes contra o envelhecimento a champô anti-queda, passando por máscaras de cabelo fortalecedoras e hidratantes para peles ressecadas, existem várias alternativas em que o mel é o principal ingrediente.

Algumas propriedades do mel:

– É um óptimo revigorante para o cansaço e nervos.

– É bom na prevenção e combate de gripes e constipações.

– Tem um efeito expectorante no combate à tosse.

– É bactericida, anti-séptico, anti-reumático, vasodilatador, diurético e digestivo, ajudando no tratamento de gastrites.

– Na sua utilização externa, o mel acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves.

– O mel aumenta o nível de antioxidantes no sangue.

– É um óptimo hidratante, servindo para limpar e nutrir a pele (em máscaras e cremes).

– É óptimo na revitalização do cabelo, mantendo-o sadio.

– Mastigar o favo de mel é excelente para o tratamento da sinusite e rinite.

– O mel é recomendado nos casos de incontinência urinária nocturna das crianças.

– É um óptimo tonificante (tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos, anti-espasmódico, sedativo, etc.).

Obras consultadas:

*http://www.bolsademulher.com/beleza/o-poder-do-leite-100357.htmle

*http://lusitania-store.com/naturel/category/mel/

*Guias Essenciais de Plantas Medicinais, de Andrew Chevallier
, Civilização Editores, Lda. Porto

* Segredos e Virtudes das Plantas que Curam, Selecções da Reader’s Digest

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s