Litsea-cubeba

LITSEA-CUBEBAA planta nativa da Ásia é cultivada principalmente na China, Malásia e Java. Foi destilada pela primeira vez nos anos 50 e é normalmente utilizada na culinária chinesa.

Litsea-cubeba é às vezes chamada de May Chang ou pimenta chinesa.

Propriedades: anti-séptico, anti-depressivo, adstringente, bactericida, carminativo, insecticida, estimulante, hipotensivo, anti-inflamatório e tónico. Na aromaterapia a Litsea Cubeba é usada contra a depressão, o nervosismo, a ansiedade e o stress e promove clareza mental.

É um excelente tonificante e auxilia no controle da acne e pele oleosa. Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao stress, indigestão. É refrescante e estimulante. Tonifica os tecidos.

Efeitos: energizante, estimulante e animador.

Usos mais comuns: fraqueza física e psicológica, depressão, problemas respiratórios como bronquite e asma, estados de “baixa energia”, ajuda nas doenças coronárias, estimulante digestivo, alivia a flatulência e aumenta o apetite em pessoas debilitadas, equilibra pelos e cabelos oleosos.

Propriedades psicológicas, emocionais e espirituais atribuídas pela sabedoria popular: ajuda a afastar estados de espírito negativos e energias nefastas. Cria um ambiente mais positivo e “ensolarado”.

Contra-indiçações e efeitos secundários: normalmente bem tolerado mas pode ser irritante em peles mais sensíveis.

O nome botânico: Litsea Cubeba que é uma árvore uma árvore que cresce até 10 metros, com folhas verdes brilhantes em forma de lança, em troncos finos que carrega flores brancas e frutos verdes redondos e pequenos (do tamanho de grãos de pimenta). Odor: forte, doce, cítrico Cor: amarelo palha a amarelo, Cheiro citrado, frutado, com tons florais, semelhante a lima.

fonte: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.pt/2011/07/o-oleo-essencial-do-litsea-cubeba-may.html

Leave a Reply