Óleos Essenciais

O que é um Óleo Essencial?
Os Óleos Essencias – são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a “alma” das plantas, pois contêm os aromas e princípios activos das plantas, sendo os principais componentes bioquímicos de acção terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. Por exemplo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 chávenas  de chá daquela erva/planta aromática.
Os óleos essenciais são odoríferos e altamente voláteis (evaporam rapidamente quando expostos ao ar). São muito diferentes dos óleos gordurosos, e têm uma consistência mais aquosa do que oleosa. Sua constituição química é complexa, embora geralmente contenham álcoois, ésteres, cetonas, aleídos e cloroplastos da folha. Os óleos estão presentes na forma de gotículas num grande número de plantas, especialmente aquelas usadas devido às suas propriedades culinárias e medicinais. Podem ser encontrados em raízes (gengibre), folhas (tea tree), flores (lavanda), cascas de árvore (canela), cascas de frutas (laranja) e resinas.

Os óleos essenciais são geralmente extraídos por destilação. Outros métodos são empregados, sendo mais comum a extração por solventes voláteis.
A altitude e o solo afectam a qualidade, tal como o clima e o momento exacto da colheita.
Colher o ingrediente base é apenas o primeiro aspecto a ter em consideração, pois se se retardar, ou se for extraído sem utilizar o melhor método possível, o óleo essencial que se obtem poderá ser de qualidade inferior. São obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou por prensagem, entre outras.

A percentagem dos Óleos Essenciais a usar depende da sua composição química e varia de planta, para planta, da forma de extracção, do local de cultivo, entre outros indicadores.
Os Óleos Essenciais são procedentes dos mais variados cantos do mundo e o seu preço é sempre elevado quando comparado à grande maioria das essências comercializadas no mercado – que, ao contrário dos Óleos Essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório – possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s